Heloma Plantar

Heloma Plantar

Heloma plantar é uma lesão causada pela hiperqueratose plantar, que cresce a partir das camadas mais profundas da pele, o que explica a cor escura que geralmente apresenta.

É caracterizado por uma forma arredondada com bordas claramente definidas e cobertas com uma calosidade que aparece quando a pele dessa área particular recebe demasiada pressão, pois esta é uma das causas mais comuns.

Embora sejam lesões totalmente benignas, se puderem condicionar a qualidade da vida do paciente, especialmente nos casos mais graves, pois geram dor e até coxear quando a lesão é muito profunda. Assim, a partir das clínicas de podologia insistimos muito sobre a importância de ir para o podólogo na menor alteração na forma de qualquer parte do pé ou em face da dor mínima. É importante controlar a evolução destas lesões nos pacientes com diabetes para impedi-los de tornar-se úlceras.

 

Causas de Heloma Plantar

Existem várias causas que explicam o surgimento de helomas. Embora na maioria dos casos há geralmente um dos seguintes dois fatores:

1. Calçado inadequado: calçado inadequado, especialmente quando não é flexível pode causar hiperpressão na sola do pé e gatilho heloma plantar.

2. Alteração biomecânica: uma posição incorreta do corpo, uma alteração na marcha ou piso pode causar uma maior pressão a ser exercida sobre a marcha em uma determinada parte do pé, onde vai acabar gerando uma lesão do tipo Heloma.

A melhor maneira de impedir que isto ocorra é ir em uma base regular, pelo menos uma vez por ano ao podologo, fazer uma avaliação geral da saúde do pé e se necessário, um estudo biomecânico.

 

Tratamento de Heloma Plantar

O tratamento de heloma plantar consiste em duas fases. Uma primeira fase em que o paciente é executado uma podologia para eliminar a calosidade e a hiperqueratose. Este tratamento é completamente indolor, como é eliminar o tecido inerte. O tratamento podológico é importante, mas não bastante, porque o problema se levantará outra vez mas a origem verdadeira da lesão é detectada.

Portanto, a segunda parte do tratamento na realização de um estudo de marcha biomecânica para determinar se a posição do paciente está correta e descartar que qualquer área da sola está recebendo hiperpressão portanto o desbaste e muito importante. Se esta é a razão para o ferimento, o paciente é recomendado fazer moldes feitos encomenda que impedirão não somente a aparência desta lesão mas outro que pode ser mais sério e se tornar crônico.

 

Siga-nos nas redes sociais!

Facebook: https://www.facebook.com/superpebrasil/

Instagram: https://www.instagram.com/superpebrasil/?hl=pt-br

Para informações e dúvidas: WhatsApp (11) 98132-6769.

 

Deseja pedir nosso kit completo para a Terapia Podal? Você pode fazer seu pedido de qualquer lugar do Brasil através da nossa loja virtual ou escrevendo para nós no WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511981326769&text=&source=&data=&app_absen

Voltar para o blog